Natureza do FogoNoções Básicas Sobre Incêndio

4. COMBURENTE

O termo “comburente” refere-se à substância que fornece oxigênio ou outro elemento necessário para a combustão ocorrer. O oxigênio é o comburente mais comum em situações normais. O ar atmosférico é composto por aproximadamente 21% de oxigênio (O2) em volume. O restante é principalmente nitrogênio (cerca de 78%) e pequenas quantidades de outros gases como argônio, dióxido de carbono e traços de gases nobres.

Durante um incêndio, o combustível (como madeira, papel, tecidos, gases inflamáveis, etc.) reage com o comburente (geralmente oxigênio) em presença de uma fonte de calor para liberar energia na forma de calor e luz. Isso é o que mantém o fogo em chamas.

Em certas situações, em ambientes industriais ou em situações especiais, outros gases ou substâncias podem atuar como comburentes alternativos. Por exemplo, em foguetes e propulsores, o oxigênio pode ser fornecido como líquido ou gasoso, e em alguns processos industriais, como na metalurgia, pode ser utilizado oxigênio puro ou outro gás rico em oxigênio como comburente.

Em resumo, o comburente é a substância que fornece o oxigênio ou outro elemento necessário para o processo de combustão em um incêndio.

outros gases ou substâncias podem atuar como comburentes. Aqui estão alguns exemplos de comburentes:

  1. Peróxido de hidrogênio (H2O2): Também conhecido como água oxigenada, o peróxido de hidrogênio é uma substância que pode liberar oxigênio durante a decomposição.
  2. Fluoreto de oxigênio (OF2): É uma substância química que contém oxigênio e flúor, e pode atuar como um agente oxidante.
  3. Oxigênio líquido (LOX): É o oxigênio que foi resfriado a temperaturas muito baixas, tornando-se líquido. É utilizado em aplicações como propulsão de foguetes e em processos industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *