Agentes Extintores de Incêndio – Água

Agente Extintor

[dropcap] A[/dropcap]gente extintor é qualquer material empregado para resfriar, abafar as chamas ou quebrar a reação em cadeia, oriundas de uma combustão, proporcionando sua extinção. A água é um dos agentes mais difundidos, porém encontramos muitos outros com seu poder especifico ao material em chama, a Espuma, o CO2,  o Pó Químico são apenas princípios desses exemplos.

 A Água

 É o agente extintor mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicada: neblina, jato contínuo, etc.).

A água é o agente extintor mais empregado em virtude do seu  baixo custo e da facilidade de obtenção. Em razão da existência de sais minerais em sua composição química, a água conduz eletricidade e seu usuário, em presença de materiais energizados, pode sofrer choque elétrico.

 A água, na ausência de espuma e aplicada em forma de neblina, é altamente eficiente no combate a fogo em líquidos inflamáveis (Classe B). Porém, lançada em jato sólido, há o risco de ocorrer transbordamento do líquido que está queimando, aumentando, assim, a área do incêndio.

 Água, como foi dito anteriormente, extingue incêndios principalmente por resfriamento. Porém, secundariamente, age por abafamento, quando transformada em vapor.

A Aplicação do vapor é um opção comum em alguns grandes navios, que usa esse agente para extinguir incêndios classe “B”, principalmente em porões de praças de caldeiras e praças de máquinas, quando esses incêndios se mostram insensíveis a outros métodos.

Cuidados:

– A água, especialmente a água salgada, é boa condutora de eletricidade e não deve, portanto, ser utilizada na extinção de incêndios classe “C”, pois pode causar choque elétrico ao pessoal que guarnece a mangueira.

 – Pode originar acidentes se, sob a forma de jato sólido, for dirigida sobre o pessoal à curta distância, principalmente se atingir o rosto.

DantasNet

Em Breve...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *