Agentes Extintores de Incêndio – Água

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Agente Extintor

[dropcap] A[/dropcap]gente extintor é qualquer material empregado para resfriar, abafar as chamas ou quebrar a reação em cadeia, oriundas de uma combustão, proporcionando sua extinção. A água é um dos agentes mais difundidos, porém encontramos muitos outros com seu poder especifico ao material em chama, a Espuma, o CO2,  o Pó Químico são apenas princípios desses exemplos.

 A Água

 É o agente extintor mais abundante na natureza. Age principalmente por resfriamento, devido a sua propriedade de absorver grande quantidade de calor. Atua também por abafamento (dependendo da forma como é aplicada: neblina, jato contínuo, etc.).

A água é o agente extintor mais empregado em virtude do seu  baixo custo e da facilidade de obtenção. Em razão da existência de sais minerais em sua composição química, a água conduz eletricidade e seu usuário, em presença de materiais energizados, pode sofrer choque elétrico.

 A água, na ausência de espuma e aplicada em forma de neblina, é altamente eficiente no combate a fogo em líquidos inflamáveis (Classe B). Porém, lançada em jato sólido, há o risco de ocorrer transbordamento do líquido que está queimando, aumentando, assim, a área do incêndio.

 Água, como foi dito anteriormente, extingue incêndios principalmente por resfriamento. Porém, secundariamente, age por abafamento, quando transformada em vapor.

A Aplicação do vapor é um opção comum em alguns grandes navios, que usa esse agente para extinguir incêndios classe “B”, principalmente em porões de praças de caldeiras e praças de máquinas, quando esses incêndios se mostram insensíveis a outros métodos.

Cuidados:

– A água, especialmente a água salgada, é boa condutora de eletricidade e não deve, portanto, ser utilizada na extinção de incêndios classe “C”, pois pode causar choque elétrico ao pessoal que guarnece a mangueira.

 – Pode originar acidentes se, sob a forma de jato sólido, for dirigida sobre o pessoal à curta distância, principalmente se atingir o rosto.

DantasNet

Em Breve...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *