Métodos de Transmissão de Calor

A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro, através do espaço que os separa.
A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro, através do espaço que os separa.

[dropcap]E[/dropcap]m física, transferência, transmissão ou propagação de calor, algumas vezes citada como propagação ou transferência térmica, é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.

Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: Irradiação, condução e convecção.

Irradiação – é a transmissão de calor que se processa sem a necessidade de continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe calor. É a transmissão de calor que acompanha geralmente a emissão de luz. O caso típico de calor radiante é o calor do Sol

Condução – é a transmissão de calor que se faz de molécula para molécula, através de um movimento vibratório que as anima e permite a comunicação de uma pra outra.

Na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.

Convecção – é o método de transmissão de calor característico dos líquidos e gases. Consiste na formação de correntes ascendentes no seio da massa fluida, devido ao fenômeno da ­dilatação e conse­qüente perda de densidade da porção de fluido mais próximo da fonte calorífica, ou seja, em um incêndio dentro de uma sala, o ar quente (menos denso) sobe, enquanto o ar frio (mais denso) desce.

Vale refletir que na convecção não há passagem de energia de um corpo para outro, mas apenas estes é que mudam de posição devido as correntes de ar formadas.

DantasNet

Em Breve...

2 comentários em “Métodos de Transmissão de Calor

  • março 30, 2017 em 7:32 pm
    Permalink

    Boa noite.
    Nesses métodos de propagação de calor não estaria faltando a projeção?

    Resposta
    • agosto 10, 2017 em 12:20 am
      Permalink

      Olá Wendel!
      Olha, particularmente eu exploraria a expressão PROJEÇÃO no momento que fosse debater “propagação do fogo”. Quando abordo métodos de transmissão de CALOR, eu me prendo a transmissão da energia calorifica em si. Assim, é uma questão bem particular de quem difunde a ideia. Não vejo equivoco em citar a projeção, mas se eu fosse fazer, não faria rigidamente dentro da Transmissão de calor. Não sei se conseguir passar meu pensamento.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *