Métodos de Transmissão de Calor
Your ads will be inserted here by
Easy Plugin for AdSense.
Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

[dropcap]E[/dropcap]m física, transferência, transmissão ou propagação de calor, algumas vezes citada como propagação ou transferência térmica, é a transição de energia térmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria. Noutras palavras, é a troca de energia calorífica entre dois sistemas de temperaturas diferentes.
Essa transmissão pode ocorrer de três formas diferentes: Irradiação, condução e convecção.
Irradiação – é a transmissão de calor que se processa sem a necessidade de continuidade molecular entre a fonte calorífica e o corpo que recebe calor. É a transmissão de calor que acompanha geralmente a emissão de luz. O caso típico de calor radiante é o calor do Sol
Condução – é a transmissão de calor que se faz de molécula para molécula, através de um movimento vibratório que as anima e permite a comunicação de uma pra outra.
Na região de maior temperatura, as partículas estão mais energizadas, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, menos energizadas, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.
Convecção – é o método de transmissão de calor característico dos líquidos e gases. Consiste na formação de correntes ascendentes no seio da massa fluida, devido ao fenômeno da dilatação e conseqüente perda de densidade da porção de fluido mais próximo da fonte calorífica, ou seja, em um incêndio dentro de uma sala, o ar quente (menos denso) sobe, enquanto o ar frio (mais denso) desce.
Vale refletir que na convecção não há passagem de energia de um corpo para outro, mas apenas estes é que mudam de posição devido as correntes de ar formadas.
Boa noite.
Nesses métodos de propagação de calor não estaria faltando a projeção?
Olá Wendel!
Olha, particularmente eu exploraria a expressão PROJEÇÃO no momento que fosse debater “propagação do fogo”. Quando abordo métodos de transmissão de CALOR, eu me prendo a transmissão da energia calorifica em si. Assim, é uma questão bem particular de quem difunde a ideia. Não vejo equivoco em citar a projeção, mas se eu fosse fazer, não faria rigidamente dentro da Transmissão de calor. Não sei se conseguir passar meu pensamento.