Dinâmica do Fogo – Fases

[dropcap]I[/dropcap]ncêndios podem ser separados em quatro diferentes estágios: Fase inicial; Fase de desenvolvimento; Incêndio desenvolvido e Fase de queda de intensidade.

Fase Inicial

 A temperatura média do compartimento ainda não está muito elevada, e o fogo está localizado próximo ao foco do incêndio

Fase de Desenvolvimento

É a fase de transição entre a fase inicial e a do incêndio totalmente desenvolvido. Ocorre em um período relativamente curto de tempo e pode ser considerado um evento do incêndio. Trata-se do momento no qual a temperatura da camada superior de fumaça atinge 600ºC.

A característica principal desta fase é o repentino espalhamento das chamas a todo o material combustível existente no compartimento. Este fenômeno é conhecido pelo nome de “flashover”. A sobrevivência do pessoal que esteja no local é improvável, a partir dele entra-se na fase de incêndio desenvolvido.

Fase de Incêndio Desenvolvido

Todo o material do compartimento está em combustão, sendo  a taxa de queima  limitada pela quantidade de oxigênio remanescente. Chamas podem sair por qualquer abertura, e os gases combustíveis na fumaça se queimam assim que encontram ar fresco. O acesso a esse incêndio é praticamente impossível, sendo necessário um ataque indireto ao mesmo.

Fase de Queda de Intensidade

Quase todo o material combustível já foi consumido e o incêndio começa a se extinguir. Após a extinção do incêndio, em casos específicos, pode correr o fenômeno do reaparecimento. Em um incêndio que tenha se extinguido por ausência de oxigênio, como por exemplo, em um compartimento estanque que tenha sido complemente isolado, vapores combustíveis podem estar presentes. Quando ar fresco é admitido nessa atmosfera rica em vapores combustíveis / gases explosivos e com temperatura próxima à de ignição, os três ­elemen­tos do triângulo do fogo estarão novamente presentes e pode ocorrer uma ­explosão, fenômeno também conhecido por “backdraft”.

DantasNet

Em Breve...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *