Combustível – Elemento que propicia a combustão

Combustível         

[dropcap]C[/dropcap]ombustível é Toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.  É o elemento que serve de campo de propagação ao fogo.

Os combustíveis podem ser observados quanto ao estado físico, volatilidade e  presença de comburente na sua estrutura

Combustíveis quanto ao estado Físico

Os combustíveis, quanto ao estado físico, podem ser  sólidos, líquidos ou gasosos, e a grande maioria precisa passar pelo estado gasoso para então, combinar com o oxigênio.  A velocidade da queima de um combustível depende de sua capacidade de combinar com o oxigênio sob a ação do calor e da sua fragmentação (área de contato com o oxigênio).

 Combustíveis Sólidos – A maioria dos combustíveis sólidos transformam-se em vapores e, então, reagem com o oxigênio. Outros sólidos (ferro, parafina, cobre, bronze) primeiro transformam-se em líquidos, e posteriormente em gases, para então se queimarem. A madeira, papel e o tecido são exemplos comuns de combustíveis sólidos

 Combustíveis Líquidos – Os líquidos inflamáveis têm algumas propriedades físicas que dificultam a extinção do calor, aumentando o perigo para os Brigadistas de Incêndio.
Os líquidos assumem a forma do recipiente que os contem.  Se derramados, os líquidos tornam a forma do piso, fluem e se acumulam nas partes mais baixas. A gasolina, o álcool e o éter são exemplos comus de combustíveis líquidos.

Combustíveis Gasosos – Entre os combustíveis gasosos estão o gás natural ou GLP (Gases Liquefeitos de Petróleo), representados pelo Propano e o Butano.

Combustíveis quanto a volatilidade

Volatilidade – Outro item a ser observado no combustível e a sua volatilidade, que é a facilidade com que os líquidos liberam vapores, porque quanto mais volátil for o líquido, maior a possibilidade de haver fogo, ou mesmo explosão. haja vista que já vimos que o na verdade quem queima são os gases liberados do material aquecido a sua temperatura de ignição. Chamamos de voláteis os líquidos que liberam vapores a temperaturas menores que 20º C.


   	

DantasNet

Em Breve...

2 comentários em “Combustível – Elemento que propicia a combustão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *